Fupac & Funjobe realizam a 1ª Semana Multicultural em Leopoldina

25/10/2019

O evento reuniu toda comunidade acadêmica de 22 a 24 de outubro para palestras, apresentações culturais e gincana esportiva.

No dia 22, terça-feira, o evento teve início com a Palestra “Privilégios”, proferida pelo professor Adriano da Costa Cunha (foto), falando sobre a dificuldade de ser negro no Brasil. Apesar de estarmos no século XXI, vivenciamos todos os dias preconceito racial. A programação de abertura contou com a apresentação da Fanfarra e Banda Emolf – Escola Municipal Osmar Lacerda França, que sob o comando do Maestro Vinícius Silva destacou a cultura local, abrilhantando a noite com seu show.

A segunda noite da Semana Multicultural, no dia 23, recebeu a Palestra Motivacional intitulada “De Olhos Fechados”, com o atleta e Vice-campeão Mundial de Jiu Jitsu, Leandro Demolidor e seu mestre Weslley Lobo. Leandro perdeu a visão após um acidente de trabalho e encontrou no esporte uma nova expectativa de vida. Junto com seu mestre Weslley, que hoje são seus olhos, Leandro percebeu que ainda tinha muito a aprender com a vida e a ensinar para as pessoas. Após a palestra foram realizadas várias brincadeiras e jogos entre os cursos e professores da Fupac & Funjobe, durante a Gincana Esportiva, sagrando-se campeã a equipe das ‘Engenharias‘.

Encerrando a Semana, no dia 24, a palestrante Rebeca Vargas, egressa do curso de Biomedicina da Fupac, levantou temas atuais sobre a classe LGBT durante palestra que abordou a temática sobre Direitos Humanos, Inclusão Social e os desafios enfrentados pela classe na sociedade de Leopoldina e região.

Nesse mesmo dia, a Secretária Municipal de Cultura de Leopoldina, Jussara Thomaz, também egressa da Fupac, do curso de Educação Física, falou sobre a origem da Capoeira e como ela está inserida na sociedade leopoldinense. A secretária também apresentou o Grupo Abadá Capoeira com o mestre Tetei e seus alunos.
Na opinião do diretor da Fupac & Funjobe, Jean Astoni, a Semana Multicultural foi de grande importância para toda a comunidade acadêmica, pois abordou temas que nos levam a uma reflexão diária. Na ocasião, o diretor aproveita o ensejo para agradecer a presença e disponibilidade de todos os envolvidos no evento.

Artigos relacionados

s/n, R. Carmita Monteiro - Chacara Dona Euzebia, Leopoldina - MG CEP: 36700-000

(32) 3441-4293

contato@fupacleopoldina.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs